A partir de agora, o condutor poderá habilitar a versão digital do documento antes mesmo da carteira de motorista ser emitida, seja em processos de permissão, definitiva, renovação, adição, mudança de categoria ou segunda via.

 

No formato anterior, o condutor só poderia obter a versão eletrônica da CNH após receber a versão física, uma vez que o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) exige informações contidas na cédula da CNH.

 

Com a mudança, assim que o processo for finalizado, o condutor receberá um e-mail do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informando o número de registro e o código de segurança da CNH, permitindo que ele baixe imediatamente a versão atualizada do documento em seu smarthphone.

 

Essa inovação está sendo implantada simultaneamente em três estados: Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

 

O Detran|ES reforça que é necessário que o usuário mantenha atualizado em seu cadastro um número de telefone celular com DDD 27 ou 28 e um e-mail válido.

 

Como obter a CNH Digital:

 

1 - Efetuar o cadastro Portal de Serviços do DENATRAN;

 

2 - Criar um login e senha;

 

3 - Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;

 

4 - Caso seja solicitado o certificado digital, deverá ser encaminhado um e-mail para [email protected], informando o mesmo número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, e o endereço de e-mail cadastrados no portal e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran|ES atualizará os dados para que o cadastro seja finalizado;

 

5- Instalar o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone;

 

6- Inserir as informações solicitadas pelo próprio aplicativo e gerar a "Chave de Acesso" com 4 dígitos (PIN);

 

7- Adicionar a CNH Digital no aplicativo.

 

Clique aqui veja o tutorial disponibilizado com as informações detalhadas e o passo a passo para a ativação da CNH Digital.