O município de Alfredo Chaves, no Sul do Estado, agora é oficialmente a “Capital Nacional do Inhame”. O título foi publicado na última quinta-feira (5), no Diário Oficial da União.

 

Os produtores do município chegam a colher 50 mil toneladas de inhame por ano.


A Lei 13.924, que concedeu o título à cidade, foi embasada na alta produtividade das terras alfredenses e na sua importância no cenário nacional. O inhame é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias da região, promovendo o município como maior produtor nacional.

 
Para comemorar a safra, o distrito de São Bento de Urânia, de onde vem grande parte da produção, realiza todo ano a Festa do Inhame, com diversas atividades típicas como a Missa da Colheita, com participação das comunidades vizinhas, exposição e comercialização do inhame, almoço comunitário, shows de calouros e de forró, sorteios, premiações e demais atividades que enfatizam a identificação da comunidade com a produção do inhame.
 

PRODUÇÃO
 

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) há uma variedade de inhame genuinamente capixaba: o Taro São Bento.

 

A espécie apresenta excelente produtividade (50,4 toneladas por hectare). O rizoma (tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo) possui peso médio em torno de 220 gramas, superior às tradicionais na época (Macaquinho e Chinês), além de menos perda de peso pós-colheita.