As cidades de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves ainda estão contabilizando os prejuízos e estragos provocados pelo temporal de sexta (17). Até o momento, 7 mortes foram confirmadas e inúmeros desabrigados em toda região.

O panorama climático não está sujeito apenas a essas regiões, mas para todo o estado. O que não é nada animador para os civis. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um novo aviso de atenção para os municípios do Espírito Santo por conta da previsão de chuva forte no estado até sexta (24). Segundo eles, em cinco dias o volume de chuva pode ultrapassar o esperado para um período de 30 dias.

Além da probabilidade de temporais, há riscos de tempestade de raios e vendavais para cidades das regiões Serrana, Sul do Caparaó e Mantenópolis. É alto o risco de enchentes, mais deslizamentos de terra e alagamentos de grande extensão. Estas situações severas poderão ocorrer na Grande Vitória e em muitas outras áreas capixabas, incluindo aquelas que foram alagadas com a tempestade da sexta-feira passada.

O aumento da chuva começa já nesta segunda-feira, 20 de janeiro, quando a chuva volta a cair forte novamente. Porém, entre terça, 21, e sexta-feira, 24 de janeiro, a chuva deve ser generalizada e muito volumosa.