O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu nesta terça-feira (21), uma previsão de risco geo-hidrológico alertando que a possibilidade de pancada de chuva entre a região central de Minas Gerais e o centro-sul do Espírito Santo é alta. O Deputado Federal Evair de Melo, que acompanha a situação dos municípios de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves, entrou em contato com o diretor do órgão, Professor Osvaldo Moraes, que avisa sobre a chegada de uma frente fria e chuvas entre 230 e 400 milímetros em qualquer região do Espírito Santo.

 

Segundo Evair, as bacias e microbacias capixabas não suportam o alto volume de chuvas previsto entre quarta e sábado. O parlamentar pede cautela à população. “Quem vai colocar o carro na estrada, aqueles que têm atividades externas e, principalmente, quem está em área de risco precisa ter calma, acompanhar as informações e ter segurança, pois a prevenção é fundamental. Não é momento de pânico e, sim, de fazer o que for possível para salvar vidas”.

 

O parlamentar apresentou nesta terça-feira um documento ao Ministério da Defesa solicitando o deslocamento de militares profissionais da área da saúde para atender aos municípios capixabas que foram afetados pelas chuvas no sul do Estado do Espírito Santo.

 

Evair já havia solicitado o reconhecimento do Governo Federal de Situação de Calamidade nos municípios de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves e também encaminhou ofícios para o Ministério da Infraestrutura e também à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O parlamentar solicita a adoção de quaisquer providências possibilitando a recuperação imediata das cidades.

 

O deputado tem atuado na busca e distribuição de doações para os municípios mais atingidos, dialogando com a população local. Evair também participou nesta segunda-feira de uma série de reuniões voltadas à busca de saídas para a reconstrução das cidades.

 

“Nosso objetivo é já iniciar nesta semana ações administrativas para recuperamos a dignidade dos municípios atingidos pelas chuvas, como o adiamento do recolhimento de impostos, prorrogação de financiamentos, concessão de capital de giro e crédito para estoques com juros subsidiados, entre outras ações em caráter emergencial”.