Com o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", a estudante Raquel Araújo, de 20 anos, foi a única participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 no Espírito Santo a tirar nota um mil na redação. Em todo país, 53 candidatos conseguiram a nota máxima.

A estudante de Linhares, no Norte do Espírito Santo, diz que se preparou em uma escola de Vitória, contou que foram várias horas de estudo e simulados da redação para aprimorar a escrita.

“Eu nem acreditei de primeira. Eu acreditava que eu ia tirar uma nota boa na redação, mas não acreditava de verdade que eu ia tirar mil”, revelou Raquel

Raquel ainda conta que, acreditava que a redação deste ano teria a temática relacionada à educação.

“Eu dei uma risada primeiro e falei: 'Não acredito que é esse tema! '. Todo mundo estava esperando alguma coisa de educação. [Na redação], eu falei de vulnerabilidade social, que muita gente não tem acesso ao cinema e falei que muitas escolas não dão incentivo à cultura”, disse a jovem.

Raquel contou que o maior desafio para focar no estudo foi a saudade de casa. Por isso, o apoio da mãe, do pai e do irmão, foi fundamental.

“Quando ela foi [para Vitória], foi uma semana muito intensa. Ela chorava muito, dizia que queria voltar, mas eu falava para ter calma porque se era o sonho dela, tinha que persistir”, contou a mãe Débora Araújo.

Agora, Raquel quer seguir os passos do irmão, que estuda Medicina em Minas Gerais e vai tentar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), aberto à 0h desta terça-feira (21).

E ela dá dicas para quem quer ir bem à redação: “É muito importante cumprir a estrutura, gramática, colocar alusões históricas e pensadores”.