As equipes de resgate do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) fizeram 28 resgates durante as chuvas deste final de semana no Sul do Espírito Santo. A maioria desses resgates foi feita em Cachoeiro de Itapemirim e Alegre.

 

Para os resgates, as duas aeronaves passaram o final de semana no aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim.

 

No sábado (25), um homem foi retirado do telhado da casa pelo cesto de resgate da aeronave depois que a localidade de Pacutuba, em Cachoeiro de Itapemirim, ficou alagada. Na mesma localidade, três pescadores que estavam em um pé de jamelão (se alimentando), também foram resgatados.

Ainda em Pacotuba, um produtor rural identificado como Gilson, de 64 anos, foi resgatado depois de ficar ilhado em casa. Ele contou para a equipe de salvamento que ficou quatro dias sem comer.

 

O Notaer também resgatou um idoso de 80 anos que precisava fazer hemodiálise e um outro casal de idosos que ficou preso em um carro ao tentar deixar a cidade pela rodovia.

 

 

Já nesta segunda-feira (27), as aeronaves passaram por manutenção e no final da manhã, uma das aeronaves foi chamada para um sobrevoo em Irupi, cidade atingida pela chuva.

 

“Como o Notaer é uma unidade que trabalha em apoio às instituições, a gente depende da demanda. Estamos com as equipes prontas e aproveitamos esses momentos mais tranquilos para fazer as manutenções”, informou o major.

 

Apesar do treinamento, o major afirma que é difícil não se emocionar com os resgates e que fica feliz com as mensagens de agradecimento da população nas redes sociais.

 

“A gente tem que manter o foco na missão, mas é claro que histórias como essas nos comovem porque a gente vê que a população está sofrida. Até para os voluntários têm ajudado muito nessa situação. Temos uma interação legal pela rede social que as pessoas usam tanto para agradecer quanto para pedir ajuda”, revelou Cristian.