A morte da jovem dona de casa Andressa Galvão Pires, de 26 anos, ocorrida na noite de terça-feira (04), por volta das 18h00, causou comoção e espanto na cidade de Vargem Alta. Ela estava com pneumonia, que não foi diagnosticada nas diversas vezes que ela foi ao Pronto Atendimento Municipal Octacílio Geraldo do Carmo, na sede do município.

 

Os familiares alegam ainda que o médico de plantão, no dia da morte de Andressa, o clínico geral Felipe dos Santos Alves, foi negligente no atendimento e somente quando percebeu que a situação da paciente era mais grave do que ele havia diagnosticado, Andressa já estava apresentava convulsões e teve uma parada cardiorrespiratória, o que acabou ocasionando o óbito.

 

A causa da morte só foi identificada no Serviço Médico Legal (SML) de Vitória, onde foi feita a autópsia. Ela já apresentava sintomas da doença há dias, mas sempre que foi ao Pronto Atendimento, recebeu apenas medicação para dor e soro.

 

Andressa era casada e mãe de três filhos, sendo eles com três, seis e oito anos de idade. Ela morava na comunidade de Vargem Grande, próxima ao centro de Vargem Alta, e era uma das vítimas da enchente que devastou a cidade. Sua casa havia sido alagada e seus móveis e pertences foram todos perdidos.

 

Após o falecimento de Andressa, uma de suas sobrinhas, Miriam Felipe, gravou um vídeo na porta do Pronto Atendimento denunciando a maneira como sua tia foi atendida por parte dos profissionais que estavam de plantão na noite de terça-feira. Para ela, houve negligência.

 

O velório de Andressa vai acontece na Igreja Assembleia de Deus, na comunidade de Vargem Grande. O sepultamento será na manhã desta quinta-feira (06) no cemitério da mesma localidade.

 

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Por telefone, a secretária Ana Ignês Cereza disse que a só irá se manifestar após a conclusão do laudo pericial do SML, que já foi divulgado no final da tarde desta quarta-feira (05).

 

Também foi feito contato com a assessoria de imprensa do Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), que é o responsável pelo atendimento médico na unidade de saúde. O HIFA informou que vai tomar ciência do fato para depois emitir uma nota de esclarecimento.

 

Assista o vídeo: