O Mutirão da Cidadania, realizado pela Prefeitura de Cachoeiro na sexta-feira (14) e no sábado (15), no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, teve cerca de 3 mil atendimentos realizados. O evento foi uma oportunidade para que os moradores que perderam seus documentos na enchente do dia 25 de janeiro solicitassem a segunda via e pudessem acessar serviços importantes nas áreas de saúde e assistência social.

Muitos aproveitaram o evento para fazer o atendimento da emissão de carteira de identidade (RG). Foram 554 beneficiados com o documento

Houve, também, 405 pessoas que conseguiram se imunizar contra Hepatite A, devido ao contato com a água da enchente, além de 132 atendimentos para o serviço de confecção do cartão do SUS e 186 laudos emitidos pela Defesa Civil para os atingidos.

Outros serviços oferecidos incluíram: agendamento para emissão das certidões de nascimento e casamento, em cartórios do município, e da carteira de trabalho, no Ministério do Trabalho; inscrição no Cartão Reconstrução ES; orientações sobre IPTU; atendimento psicológico; e orientações sobre dedetização pós-enchente com profissionais de saúde. Além disso, o mutirão contou com espaço de playground para as crianças.

Para facilitar o acesso de moradores do interior de Cachoeiro ao evento, a Secretaria Municipal de Gestão de Transportes (Semtra), disponibilizou transporte gratuito saindo de Conduru, São Vicente, Pacotuba e Coutinho durante os dois dias de mutirão.

 “O mutirão foi um sucesso. Conseguimos levar atendimento para aqueles que mais precisavam, como emissão de documentos, orientações sobre prorrogação de IPTU e atendimentos na área de saúde. A nossa intenção foi minimizar os transtornos causados por essa tragédia”, frisou o prefeito Victor Coelho.