No dia 20 de março, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, determinou o fechamento do comércio durante 15 dias. No entanto, os pequenos empresários precisam manter a renda e continuar empregando os funcionários, mesmo em isolamento.

 

Por isso, estratégias precisam ser adotadas para que os negócios se adaptem a essa nova realidade, como aponta o Sebrae.

 

Veja as orientações

 

 

  1. Para manter as vendas de produtos e serviços, os empresários têm que planejar formas alternativas de trabalho com os funcionários e de venda aos clientes. Conversar com a equipe sobre novos horários, questões de segurança e mudanças no atendimento. Organizar entrega a domicílio, por exemplo, pode ser uma forma de mobilizar a equipe, delegar novas funções e otimizar o negócio. O garçom, por exemplo, que antes trabalhava no salão de um restaurante, pode passar a dar suporte às entregas em domicílio.
  2. Depois, os clientes também precisam ser comunicados destas decisões. É necessário divulgar os novos horários de atendimento, entregas de pedidos ou serviços de delivery.
  3. Os clientes também deve ser comunicados sobre os cuidados que o negócio está adotando para evitar a contaminação pelo novo coronavirus, como uso de detergentes, limpezas frequentes e possibilidade de atendimentos exclusivos.
  4. E, por falar em cliente, é fundamental que diante dessa realidade, o negócio se aproxime dele. O Sebrae recomenda agregar valor ao produto, oferecer serviços em casa, amostras grátis e pequenos mimos ao consumidor.
  5. Outra dica do Sebrae é divulgar os produtos online, nas redes sociais. Além disso, fazer ofertas específicas por estes canais é uma forma de agradar os clientes. E os funcionários devem ajudar nesse trabalho, atuando como “consultores” da marca no ambiente digital.
  6. Por fim, é importante lembrar que a previsão dos impactos da pandemia é de quatro meses. O conselho do Sebrae é de que o empresário use esse tempo para rever o negócio e planejar o futuro. Por exemplo: ao invés de reduzir o número de funcionários, o empresário pode estimulá-los em novas funções. Eles podem, também, ajudar no aprimoramento de produtos.
  7. Mudanças de comportamentos e novos hábitos dos clientes devem ser avaliados, para que os bens e serviços sejam adaptados a eles. A crise pode virar uma importante oportunidade de inovar e ousar no seu negócio.