Mesmo em meio à situação atual, com a pandemia do novo Coronavírus, o espírito solidário das pessoas pode prevalecer e o grupo #VoluntáriasDoBem é prova disso. A equipe, comandada por quatro mulheres, fará uma distribuição de refeições às pessoas assistidas pelo Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), neste sábado (4).
 

“Nós já participávamos de ações voluntárias em grupos diferentes. Com essa pandemia da Covid-19, os recursos para a população em situação de rua ficaram ainda mais escassos e isso nos incomodou profundamente.”, conta Noranda Fonseca, professora de Educação Física e voluntária do grupo. A meta, segundo ela, é montar 100 refeições em marmitex. Para isso, o grupo conta com doações da população. “A solidariedade das pessoas está transbordando as nossas expectativas e estamos recebendo muitas doações.”, afirma.
 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, é importante que essas ações sejam realizadas em um lugar apropriado. “É um local que precisa ser referência para as pessoas em situação de rua, para que recorram a ele sempre que precisarem e que lembrarem de uma necessidade”, afirma a secretária, que acredita também que a ação pode fazer com que outros grupos voluntários sigam esses passos.
 

Segundo a secretária, as medidas necessárias de prevenção ao coronavírus, como manter a distância recomendada e a disponibilização de álcool em gel para higienização, já estão sendo tomadas no Centro Pop desde o início da divulgação da pandemia, e não será diferente durante a ação. “Também daremos orientações durante e antes de pegarem a alimentação e a equipe estará tomando os devidos cuidados, como a utilização de máscaras.”, explica.

 

Reforço na alimentação 
 

Desde a última semana, a Prefeitura de Vila Velha reforçou a alimentação fornecida aos assistidos pelo Centro Pop. Em consequência da pandemia do novo Coronavírus, além de café da manhã, almoço e lanche da tarde, as pessoas em situação de rua atendidas na unidade também passaram a receber janta, orientações sobre prevenção à doença e higiene específica para o combate e prevenção à pandemia. 

 

Serviço

Local: Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), Avenida Gonçalves Lêdo, 16, Divino Espírito Santo

Data: Sábado (4)

Horário: a partir das 17 horas

Contato: (27) 3139-9537