O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) permanecerá com as atividades letivas presenciais suspensas até o próximo dia 17 de abril, em razão da pandemia do coronavírus (COVID-19). O novo prazo foi definido nesta quarta-feira (01), em reunião do Comitê de Crise da Instituição. O grupo tem tomado decisões cautelosas em virtude da possibilidade de mudanças no cenário do Estado e do Brasil em curtos períodos de tempo, a cada 10 ou 15 dias. 

O  Espírito Santo já alcançou estágio de transmissão comunitária da Covid-19, e com isso entra em alerta vermelho na classificação dos casos de coronavírus.

Comitê decidirá sobre Educação a Distância (EaD)

O Comitê de Crise do Ifes também discutiu sobre possibilidades da utilização de recursos de educação a distância e de tecnologias educacionais como forma de reposição de parte dessas aulas durante o período de isolamento social. Após realizar uma pesquisa com os estudantes, a instituição agora está reunindo informações sobre docentes que já estão aptos para atuarem nessa modalidade.

O Ifes está elaborando uma proposta viável de atuação para este período, que deve ser anunciada após a próxima reunião do Comitê. Conforme já divulgado na última semana, é recomendado que docentes e técnicos administrativos realizem as capacitações específicas para atuação na educação a distância. Há cursos online ofertados pela instituição, disponíveis gratuitamente, em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/.

 

Proposta de ensino híbrido

O Comitê também definiu que, como estratégia para reposição das aulas presenciais após o retorno das aulas, a instituição estudará a proposta de implementar o ensino híbrido. Ou seja, parte dessa reposição acontecerá presencialmente e parte dela de forma virtual, por meio da educação a distância.

 

Pesquisa com estudantes

O resultado preliminar da pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para os alunos de todos os níveis do Ifes, que teve a participação de 9717 estudantes, demonstra um público bastante heterogêneo no que se refere a acesso à internet, seja por meio de computador ou smartphone.

Também, foi constatado que alguns alunos são favoráveis a substituição das aulas presenciais por aulas na modalidade a distância (51,5%), outros se preocupam com a qualidade dos cursos nesta modalidade e não são favoráveis (31,7%) e ainda, há aqueles que desconhecem a modalidade a distância (16,8%).

A próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes está agendada para a próxima quarta-feira (8). Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas a qualquer tempo.