Enquanto a pandemia do coronavírus está no seu ápice, em Cachoeiro de Itapemirim-ES vários bairros apresentam focos do vírus chikungunya, com vários relatos de moradores sobre familiares infectados e internados por conta da doença.

No bairro Coromara,  o profissional liberal Dirceu Cade reclama que seu casal de filhos foi internado por conta do "descaso do poder público no bairro. Existem vários terrenos baldios e empossamento de água contaminada", desabafa.

O ex-vereador José Carlos Amaral também ligou para a redação para reclamar de focos do vírus no bairro Aeroporto, aonde mora. "Cadê os carros e motos fumacê trabalhando. As pessoas estão desamparadas e desesperadas. Algo tem de ser feito", enfativa.

MORADOR ENVIA VÍDEO:

 


A Febre pelo vírus Chikungunya é um arbovírus. Arbovírus são aqueles vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos, mas também pode ser um carrapatos ou outros. O transmissor (vetor) do chikungunya é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região. No entanto, é importante manter a consciência e hábitos sadios de higiene para evitar possíveis focos/criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que pode ter ovos resistindo por um ano até encontrar as condições favoráveis de proliferação (tempo quente e úmido). 


IMPORTANTE:  Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis ao vírus Chikungunya, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver a dor articular (nas juntas) crônica e outras complicações que podem levar à morte.  O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.