O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse, nesta quinta-feira (2), que um decreto será assinado para manter o fechamento do comércio até o dia 12 de abril. Segundo ele, o documento também define protocolos mais rigorosos para os serviços essenciais que estão em funcionamento, como os supermercados. Entretanto, outras atividades entraram para a lista de exceções e poderão funcionar com restrição.

O fechamento do comércio já havia sido determinado pelo Governo Estadual no dia 20 de março, até o dia 4 de abril. Desde o início da quarentena, apenas setores de alimentação, farmácias, postos de combustíveis e cuidados animais foram autorizados a funcionar em horários específicos, seguindo recomendações de distanciamento social e higiene.

O novo decreto agora libera mais atividades, como lojas de venda de chocolates, conveniência, materiais de construção, peças automotivas, veículos automotores, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas. A medida vale a partir de segunda-feira (6).

Os estabelecimentos poderão funcionar a partir de segunda-feira (6), das 10h às 16h. A limitação não se aplica no caso de retiradas de mercadorias no próprio estabelecimento e serviço de entrega (delivery).

As lojas localizadas dentro de shoppings e centros comerciais permanecerão fechadas, já que o funcionamento destes espaços continua proibido.

Restaurantes localizados às margens de rodovias federais e em aeroportos poderão funcionar em qualquer horário, desde que não estejam situados em áreas urbanas. Na construção civil, o serviço poderá ser feito entre as 8h30 e as 18h.

As medidas têm como objetivo evitar aglomerações e impedir o avanço do novo coronavírus (Covid-19).