O governo do Espírito Santo voltou a autorizar a abertura de categorias de estabelecimentos comerciais no estado, como salões de beleza e espaços de estética. O decreto foi publicado na sexta-feira (3) e, com ele, indústrias e serviços passam a funcionar normalmente.

As medidas de restrição no funcionamento de comércios e serviços foram tomadas como medida de prevenção a pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.

Além dos setores de serviço e industrial, um decreto na quinta-feira (2) autorizou a abertura de materiais de construção, serviços automotivos e lojas de chocolate. Os serviços de retirada e entrega por delivery não foram afetados pelo decreto.


Veja como fica o funcionamento dos estabelecimentos:

Funcionam sem restrição

  • Prestadores de serviço e indústrias; farmácias, comércio atacadista; distribuidoras de gás de conzinha e água; supermercados; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniência; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimento de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; e restaurantes às margens das rodovias estaduais.

 

Funcionam até 16 horas

  • Lojas de venda de material de construção; lojas de venda de peças automotivas; lojas de veículos automotores; restaurantes em áreas urbanas.

 

Não Funcionam

  • Estabelecimentos comerciais; escolas, universidades e faculdades; centros comerciais e shoppings; agências bancárias; concessionárias prestadoras de serviços públicos; cinemas, teatros e museus; boates e casas de shows; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esportes e parques públicos.

 

Lojas de chocolate e construção

  • No caso dos estabelecimentos de materiais de construção e serviços automotivos, o horário de funcionamento será de 10h às 16h, para que o sistema de transporte coletivo não fique sobrecarregado em horários de pico.
  • As lojas de chocolate também estão autorizadas a abrir, exceto as que funcionam dentro de shoppings. O governador frisou, no entanto, que todos esses estabelecimentos que voltarão a abrir as portas nesta segunda deverão seguir um rigoroso protocolo de funcionamento, adotando medidas que evitem aglomerações.

O governador Renato Casagrande (PSB) também anunciou que os restaurantes que funcionam às margens das rodovias estaduais estão autorizados a funcionar a qualquer hora desde que estejam fora das áreas urbanas.