Para amenizar os impactos do novo coronavírus (Covid-19) no setor cultural, a Secretaria da Cultura (Secult) do Espírito Santo lançou, na segunda-feira (6), um edital para a selecionar 300 projetos e remunerar artistas durante o período de quarentena.

 

As inscrições começaram nesta quarta (8) e vão até dia 20 de abril.

 

Desde que medidas de isolamento social começaram a ser adotadas no estado, no início do mês de março, eventos culturais foram cancelados para evitar aglomeração de pessoas e a propagação da Covid-19.

 

Esse é o primeiro edital de cultura aberto neste ano. Ao todo, serão 300 selecionados que receberão R$ 1.200 para executar ações culturais. A seleção será dividida em propostas realizadas de forma on-line ou presencial, quando o fim do estado de emergência em saúde pública acabar.

 

Podem se inscrever no edital artistas e técnicos - sonoplastas, produtores, iluminadores, fotógrafos - com projetos de apresentações e também de capacitações na área de cultura.

 

O secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha, explicou que, com o cancelamento de eventos culturais para evitar aglomerações, as apresentações virtuais podem ser uma saída para os artistas.

 

“Vão ser 300 prêmios. Desses, 200 são para conteúdos digitais com apresentações pela internet. Essa vai ser uma oportunidade para a população de casa conhecer esses artistas e assistir, seja por live ou por conteúdo gravado, apresentações e informações", explicou o secretário. "Nós estamos incluindo artistas de outras áreas da cultura como os técnicos, porque toda a cadeia da economia criativa foi impactada”, acrescentou.

 

Além das apresentações online, o edital ainda contempla apresentações para depois do fim do isolamento social. Essas apresentações serão focadas em grupos que a Secult considera mais vulneráveis, como os de cultura popular e circos.

 

Seleção

 

A seleção será exclusivamente on-line, em dois períodos: 150 prêmios com inscrições entre esta quarta-feira e o dia 20 de abril e a outra metade com inscrições entre 20 de maio e 1 de junho.

 

Em cada período de inscrição, 50 prêmios vão para apresentações presenciais e 100 prêmios para apresentações on-line.

 

A divisão dos prêmios para apresentações on-line acontecerá da seguinte forma: 60 selecionados para municípios de até 30 mil habitantes; 40 selecionados para municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes e 100 prêmios para cidades com mais de 100 mil habitantes.

 

Quem pode se inscrever

 

Agentes culturais que moram há dois anos ou mais no Espírito Santo podem se inscrever no edital como Pessoa Física. Para a inscrição, é necessário ainda ter cadastro em seu nome na plataforma on-line Prosas.

 

Não pode participar da seleção Pessoas Jurídicas, membros da Comissão Julgadora, menores de 18 anos e funcionários da Secult, bem como de parentes de até segundo grau de funcionários da Secretaria ou membros da comissão.

 

O edital está disponível para leitura na internet.