O Espírito Santo ficou em primeiro lugar no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, elaborado pela ONG Transparência Internacional Brasil. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (21).

O levantamento avaliou 34 indicadores de portais dos 26 estados do país e do Distrito Federal para demonstrar qual o nível de transparência que eles possuem nas informações sobre contratações emergenciais ligadas ao enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O resultado da análise é uma pontuação de 0 a 100 - quanto maior a nota, maior o nível de transparência na gestão da crise. O Espírito Santo obteve a nota 97,4, classificado no nível de transparência alto.

"Em meio à pandemia, a transparência ajuda a salvar vidas e combate a circulação de notícias falsas. É o melhor caminho a percorrer”, destacou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Todas as informações sobre compras públicas realizadas no Estado – nomes das empresas contratadas, valores, descrição dos itens, entre outros dados - podem ser acessadas e baixadas em formato aberto no site coronavirus.es.gov.br.

Na metodologia da avaliação foram atribuídos pontos a quesitos considerados essenciais, como a divulgação dos nomes das empresas contratadas; o valor total e unitário gasto; e a divulgação da íntegra do processo de compra, entre outros itens.

Além disso, a Transparência Internacional analisou o formato de divulgação e a disponibilização de dados abertos, que permitem o download e filtragem das informações.

O ranking completo e a metodologia da pequisa estão disponíveis no site da Transparência Internacional.