Depois que o Governo do Espírito Santo anunciou as normas para que as academias voltem a reabrir nesta segunda-feira (25), a Associação das Academias de Ginástica do Estado (Acages) emitiu uma nota em que diz que "não reconhece" a divulgação das novas normas.

A decisão do governo sobre a reabertura foi publicada em edição especial do Diário Oficial deste sábado (23). O funcionamento dos estabelecimentos deve obedecer às orientações da portaria n 094-R, como forma de prevenir a contaminação pelo novo coronavírus.

De acordo com a nota, as medidas "atendem apenas aos pequenos estabelecimentos, como studios, gerando inviabilidade técnica e financeira de funcionamento, especialmente no que diz respeito às academias de médio e de grande porte".

A associação diz, ainda, que isso pode gerar o fechamento de academias e, consequentemente, demissões no setor.

 

Restrições

 

De acordo com a portaria, continua proibida a prática de esportes de contato ou que obrigatoriamente demandem compartilhamento de materiais ou equipamentos, como lutas, vôlei, basquete e futebol.

Além disso, todos os atendimentos devem ser feitos com horários agendados, e há limite do número de que podem usar o espaço simultaneamente, conforme o tamanho do estabelecimento e respeitando sempre uma distância mínima entre si.

 

Risco

 

Para os municípios classificados como de nível de risco moderado ou alto, como é o caso de 60 municípios em todo o estado, a portaria permite que os estabelecimentos funcionem apenas para atividades não aeróbicas, restritas a treinos de baixo impacto.

Os praticantes, bem como os aparelhos, devem respeitar uma distância mínima de quatro metros de outras pessoas.

A portaria também estabelece limite de público pela metragem do imóvel. Academias com até 30m² só podem receber um aluno por vez; entre 30 e 45m², dois alunos por horário; entre 45 e 60m², máximo de três alunos por horário; entre 60 e 75m², máximo de quatro alunos por horário; e estabelecimentos com área superior ou igual a 75m² podem receber, no máximo, cinco alunos por horário.