Dois pescadores estão desaparecidos desde a madrugada de sábado (23). Eles saíram para pescar na praia de Manguinhos, na Serra, na Grande Vitória, e o motor do barco quebrou. A Marinha e o Corpo de Bombeiros fazem buscas pelos dois.

 

Fernando Zioto e André de Assis são motoristas de ônibus e pescavam aos finais de semana. Eles ficaram à deriva horas depois de saírem da praia. O motor do barco parou de funcionar e o reserva também. Fernando ligou para a esposa e pediu ajuda.

 

“Ele me disse para pedir socorro para os bombeiros porque eles estavam à deriva. O motor do barco que eles usam para pescar tinha parado de funcionar e o reserva, por incrível que pareça, também parou de funcionar”, contou a esposa de Fernando, Emanuele.

 

No mesmo dia, o Corpo de Bombeiros e a Marinha foram acionados e começaram as busca. A última localização dos pescadores foi a praia de Itaparica, em Vila Velha. Mesmo em alto mar, Fernando conseguiu identificar a região e passou a localização para a esposa.

 

Um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) sobrevoou a região, mas até a noite de domingo (24), eles não foram encontrados.

Última localização deles foi a praia de Itaparica, em Vila Velha — Foto: Rafael Zambe/TV Gazeta

 

Emanuele revelou que o marido tinha pouca experiência em pesca marítima e que essa era a terceira vez que ia para o mar.

 

“Ele pescava mais em lagoa e nunca foi tão longe. Se não tivesse acontecido problema com o barco, acho que dava para ele voltar. O apelo que eu faço é para que as embarcações que vejam um barco de alumínio, de aproximadamente 5 metros, deem um sinal para que possam continuar com as buscas, porque vivo eu sei que ele está”, afirmou a esposa.

 

A mãe de Fernando, Érica Sassemburg, disse estar em pânico com a situação. “A gente passou a noite sem dormir e não sabemos mais o que fazer, onde pedir ajuda”, lamentou.

 

A Marinha informou que a busca pelos dois pescadores foi retomada na manhã desta segunda-feira (25). A Capitania dos Portos emitiu um aviso aos navegantes divulgando o fato para solicitar apoio de todas as embarcações nas áreas próximas.