Após uma longa negociação, os shopping centers da Grande Vitória vão voltar a funcionar na segunda-feira (1º). Os detalhes sobre as regras para retomada de funcionamento dos centros de compra vinham sendo debatidos há várias semanas entre os representantes dos centros de compra e o governo. O anúncio da reabertura foi feito pela secretária estadual de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro. Os detalhes sobre o funcionamento dos shoppings serão publicados no Diário Oficial neste sábado (30).

 

A secretária adiantou que o protocolo de abertura dos shoppings prevê a abertura com seis horas diárias de segunda a sexta-feira. Inicialmente o funcionamento será de 12h às 20h, divididos em dois grupos: lojas âncoras (maiores) que vão funcionar de 12h às 18h e as lojas satélites (menores) de 14h às 20h. A praça de alimentação poderá funcionar de 12h às 16h. Não haverá expediente sábado e domingo. A entrada de menores de 12 anos está proibida.

 

“O horário é interessante porque não conflita a entrada e saída de todo mundo. Sábado e domingo são importantes, mas precisamos ter cautela. Entendemos a posição do governo”, explica Raphael Brotto, diretor estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers.

 

Brotto afirma que o setor recebeu com satisfação a proposta do Governo, destacando que todas as conversas foram estruturada com com a entidade. “São mais de 50 itens para serem cumpridos. Vamos começar assim, com muita cautela. O recomeço é necessário. As lojas vão funcionar de forma facultativa, porque os lojistas precisam se readaptar, mas boa parte já funciona na segunda”, disse.