O município de Piúma, no litoral sul do Espírito Santo, agora integra a lista de municípios com risco alto de contágio por coronavírus (Covid-19). Antes, a classificação estava em risco moderado.

Com isso, Piúma, que até o momento tem 76 casos confirmados da doença, um óbito e letalidade de 1.32%, terá que adotar medidas mais restritivas à circulação de pessoas, assim como as cidades de Boa Esperança, Cariacica, Fundão, Marataízes, Marechal Floriano, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Segundo o governo do estado, 52 municípios (+4) estão com risco moderado e 14 (-7) com risco baixo. A portaria com a nova classificação será publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

A Matriz de Risco, que está em sua terceira fase, tem nova vigência a partir de segunda (1) até domingo (7), e leva em consideração como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os índices de isolamento social e de letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.