Técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham no hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, protestaram na manhã desta segunda-feira em frente ao hospital. A categoria reclama da sobrecarga de trabalho, pois muitos profissionais foram afastados por covid-19, além da falta de EPI adequado, cortes de benefício, como pagamento de feriado em dobro, e baixo salário. O ato começou por volta das 7h30 e durou aproximadamente uma hora.

 

A manifestação foi convocada pelas redes sociais do Sintaen-ES (Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem).  Durante o protesto, além das reivindicações o grupo discutiu também sobre a autorização para negociar Acordo Coletivo de Trabalho com a direção do hospital.

 

Com faixas e cartazes, a categoria cobrou melhores condições de trabalho. Foto: Getúlio Costa/Sintaen-ES

Com faixas e cartazes, a categoria cobrou melhores condições de trabalho. Foto: Getúlio Costa/Sintaen-ES

 

Segundo o Sitaen, técnicos em enfermagem do hospital ganham pouco mais de R$ 1.200. Os trabalhadores também pedem que o governo estadual cumpra com a promessa de conceder o salário de R$ 2.400 que foi oferecido para técnicos que trabalham em hospitais de referência em covid-19.

 

Em negociação de acordo coletivo que aconteceu entre o Sitaen e a associação que administra o hospital, intermediada pelo Ministério Público do Trabalho e acompanhada pelo governo do estado, a empresa ofereceu um aumento de 3%. O valor está abaixo da inflação acumulada do ano passado que foi de 4,3%.

 

Procurada, a Sesa (Secretaria de estado da Saúde) não comentou o caso.