Uma unidade móvel estará no bairro Mário Cypreste para fazer a distribuição de alimentos e lavagem de roupas durante 50 dias. O serviço será ofertado aos pacientes com covid-19 que serão atendidos no Centro de Quarentena, que começa a funcionar no Sambão do Povo, em Vitória na próxima semana.

A iniciativa é da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) em parceria com a Prefeitura de Vitória. A previsão é de que o veículo distribua cerca de 12,5 mil refeições e faça a lavagem de 20 toneladas de roupa.

O coordenador do Comitê de Gerenciamento das Políticas Sociais dos impactos causados pela Covid-19 da PMV, Bruno Toledo, explicou que, além de atender o Centro de Quarentena, o serviço também irá beneficiar a comunidade de Mário Cypreste durante 15 dias.

“Uma das contrapartidas para instalação do Centro de Quarentena na comunidade foi a oferta dos serviços da carreta também para famílias de baixa renda do entorno do Sambão cuja situação social está se agravando por conta da pandemia”, explicou.

A carreta ficará em frente ao Tancredão. “Acordamos que representantes da comunidade buscarão o alimento diariamente, assim como as roupas”, explicou o diretor da Adra no Espírito Santo, Clairton Oliveira.

Atendimentos

Ao todo, serão ofertadas 50 vagas para atendimento a cada 15 dias. O local está sendo equipado com camas e utensílios necessários para acomodar pessoas que possuem sintomas leves do novo coronavírus.

São moradores de Vitória que não conseguem fazer o isolamento social, como idosos acamados que precisam de cuidados, população em situação de rua, pessoas com deficiência ou pessoas que vivem em um espaço onde mora muita gente.

Os abrigados terão alimentação e serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que fará acompanhamento médico e social 24 horas.