A pandemia provocada pela corona vírus já dura mais de 100 dias e o brasileiro está tendo que se reinventar nas formas de conduzir as tarefas diárias. A saúde é uma delas. Muitos não podem mais simplesmente sair de casa e realizar uma simples consulta com um nutricionista ou psicólogo em seu consultório, pois não parece mais ser seguro devido a inúmeros fatores.

 

Pensando nisso, e no bem-estar dos pacientes, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) tem realizado as visitas aos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva virtualmente. De acordo com o médico intensivista coordenador do setor, Marlus Muri Thompson, o médico passa as informações e depois a psicóloga liga para a família, por vídeo, para que haja uma interação com o paciente. "Desta forma visamos reduzir os impactos aos familiares não podem visitar seus entes queridos durante a pandemia de COVID", disse, doutor Marlus.

 

Os pacientes já operados do Setor da Bariátrica tiveram seus tratamentos interrompidos uma vez que os atendimentos foram interrompidos para evitar aglomerações já que o vírus é transmitido através do ar. A alternativa foi fazer atendimentos online. A nutricionista Jamilla Moulin e a psicóloga Ludmylla Gonçalves atendem os pacientes virtualmente e individualmente, como se estivessem no consultório, passando todas as recomendações por chamada de vídeo. "Dessa forma, podemos conversar sobre a dieta, sanar dúvidas, fazer os ajustes necessários e dar continuidade ao processo de acompanhamento necessário. Temos tido um grande sucesso, "avalia Jamilla. Ela foi a pioneira nesta modalidade, tendo começado há cerca de dois meses quando os pacientes, já operados estavam em transição de dietas. Agora ela atua com aqueles pacientes de pós-operatório que já estão no peso ideal e os pacientes de pré-operatório que tiveram as cirurgias desmarcadas.

 

"Neste momento, é uma atitude muito importante e imprescindível para o acompanhamento de nossos pacientes já operados ", comenta o disse o coordenador e cirurgião bariátrico André Mattar.