As ações de combate à Covid-19, coordenadas pela Prefeitura de Cachoeiro, também contam com a participação de voluntários.



Alunos do curso técnico de enfermagem do Centro Educacional Apogeu estão desenvolvendo um trabalho com orientação sobre as medidas preventivas e medição de  temperatura de pessoas em locais de maior concentração, como filas de banco, pontos de ônibus e o terminal rodoviário da avenida Beira Rio.



A ação é realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 13h, e alcança até 3 mil pessoas por dia.



No terminal da Beira Rio, ponto fixo da ação, a medição de temperatura de passageiros é feita até dentro dos ônibus, durante a parada dos veículos, quando há permissão dos motoristas.



Uniformizados e com equipamentos de proteção, os voluntários usam um termômetro infravermelho e distribuem material informativo. Pessoas com temperatura alta ou outros sintomas de Covid-19 são orientadas a buscar atendimento em serviços de saúde e têm dados coletados para monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde.  



"O trabalho é muito interessante e serve para conscientizar, ainda mais, a população sobre o problema que estamos enfrentando. Vejo muitas pessoas interessadas, elas nos perguntam bastante sobre o assunto e isso é bom, porque percebemos que existe interesse em se prevenir. No terminal da Beira Rio, conseguimos abordar até pessoas de outras cidades, o que amplia o alcance da ação", ressalta Renata Spavier, umas das voluntárias participantes.



O coordenador do Sistema de Comando em Operações (SCO) de combate à Covid-19 em Cachoeiro, Ruy Guedes, ressalta a importância do apoio voluntário de instituições.


 "Isso fortalece as nossas frentes de prevenção e de conscientização. Ajuda a massificar os cuidados básicos contra o novo coronavírus, como o isolamento social, o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos", salienta.



Ainda de acordo com o coordenador, as instituições que desejem se voluntariar para ajudar nesta luta podem ir ao Centro de Comando Geral de enfrentamento à pandemia, que funciona na escola municipal Zilma Coelho, no bairro Ferroviários. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.