A presença de animais de grande porte tem sido cada vez maior em alguns bairros de Nova Venécia, principalmente nos bairros mais afastados da região central. Na última sexta-feira, uma cavalaria foi flagrada andando pelas ruas do Flora Park. De acordo com uma moradora, eram pelo menos 9 animais andando, livremente, pelo asfalto.

 

Moradores enviaram fotos da tropa desfilando pela rua. Segundo eles, a presença dos animais é recorrente, causando perigo, principalmente para motoristas e motociclistas. “Aqui há muito mato e com isso, eles encontram alimento, além de que os donos não se preocupam”, disse uma moradora.

 

De acordo com ela, os animais já “fazem parte da paisagem” do bairro, assim como os riscos que a presença deles representa.

 

Além do trânsito de veículos, a área habitada pelos equinos é utilizada por ciclistas e pessoas que fazem caminhada. Além do perigo para os veículos motorizados, eles deixam muita sujeira pelas ruas.

 

Incêndios


Os incêndios são outro problema recorrente no Flora Park. Há muitos lotes baldios no bairro, que acumulam muito lixo e onde cresce muito mato, propiciando a ocorrência de incêndios que provocam muita fumaça que causa problemas respiratórios, atingindo, principalmente crianças e idosos.

 

Além da fumaça que invade as casas, há também a fuligem que espalha sujeira por todo o bairro. Donas de casa reclamam da dificuldade de manter as residências limpas. “Você quer ver é quando a gente estende roupa no varal e começa um incêndio! Nem adianta deixar, é melhor correr e retirar as roupas ainda molhadas e esperar a sujeira abaixar”, se queixou uma moradora.

 

Uma moradora citou o exemplo de um incêndio ocorrido próximo à residência de um policial. Segundo ela, a casa estava fechada e as chamas se aproximaram muito da moradia, sendo que havia uma pilha de madeira próxima ao muro. “Tivemos que juntar a vizinhança para retirar a madeira e evitar que a casa pegasse fogo, foi muita correria e passamos muito calor, pois as labaredas estavam muito perto da gente”, informou ela.

 

Animais peçonhentos


Se, por um lado a concentração de matagais favorece a presença de animais de grande porte, como cavalos, por outro, somando-se ao acúmulo de lixo e entulho tem se tornado o habitat de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões.

Cobras podem ser encontradas em qualquer lugar: nos quintais, nas ruas e até dentro das casas, expondo os moradores a um alto risco de serem picados, principalmente as crianças pequenas.