Mais duas capacitações de ensino a distância (EAD) estão disponíveis para os servidores da Prefeitura de Cachoeiro. "Qualidade no atendimento" e "Fundamentos da gestão de pessoas" seguem com as inscrições abertas até sexta-feira (17).

 

Os cursos são oferecidos pela Escola do Servidor, da Secretaria Municipal de Administração (Semad). São 150 vagas para cada capacitação e para participar basta se inscrever por meio do site www.cachoeiro.es.gov.br/escoladoservidor, clicando na aba de cursos e no botão "Pré-inscrição".

 

Os servidores que se interessarem pelo curso "Qualidade no atendimento" terão quatro módulos. O primeiro aborda a definição e dimensões da qualidade no serviço público. O seguinte contemplará os temas: serviços públicos, clientes, cidadãos e estado.

 

O terceiro módulo aborda assuntos "como atender com qualidade", "os setes pecados no atendimento", "como administrar as expectativas do cliente" e "como lidar com as reclamações e o custo da não qualidade".

 

Por fim, o último módulo, versa sobre o atendimento do servidor público, deveres do cidadão público perante o cidadão e o estado e a relação entre o servidor e a imagem do serviço público.

 

Já o curso de "Fundamentos da gestão de pessoas", que também conta com quatro unidades, aborda no primeiro módulo assuntos como: gestão de pessoas nas organizações, origens e desenvolvimento histórico, contexto histórico, importância da gestão de pessoas, perfil do profissional da área e políticas e processos da gestão de pessoas.

 

Na segunda unidade, o foco é liderança, formação e desenvolvimento da equipe. Os servidores estudarão sobre cultura organizacional e sua influência sobre a equipe de trabalho, liderança e o poder nas organizações, gestão de equipes, diversidade e competências e trabalho, gestão e subjetividade.

 

O terceiro módulo visa ensinar assuntos sobre planejamento estratégico de gestão de pessoas, como desenvolvimento e treinamento, gestão de competências e de desenvolvimento, gestão de pessoas por competências e gestão para resultados.

 

Para finalizar, a última unidade aborda temas como comportamento organizacional e orientação funcional, como direitos, deveres e disciplina do servidor, legislação, manuais de rotinas trabalhistas, necessidades humanas, qualidade de vida no trabalho, desenvolvimento funcional do servidor, motivação e saúde ocupacional do servidor e tendências em gestão de pessoas.

 

As capacitações serão ministradas por docentes selecionados pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).