O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (6), mudanças nas medidas qualificadas de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). Em decorrência da redução na taxa de transmissão da doença e da redução na demanda por leitos hospitalares, dentre outras medidas, algumas mexem diretamente com o funcionamento das academias de ginástica.

 

O setor ficou parado por mais de 60 dias e o retorno não viabilizou a abertura de todos os empreendimentos, dada a restrição. Inicialmente cada academia poderia abrir com apenas cinco clientes por horário. Estúdios e as de porte menor conseguiram, mas as maiores enxergaram prejuízos. Mas isso vem melhorando há cerca de um mês.

 

A partir da próxima semana, além de não ter mais a restrição de quantidade de frequentadores, as academias poderão liberar as atividades aeróbicas, não coletivas.

 

Os equipamentos individuais – tais como, esteira, bicicleta ergométrica, simulador de escada – estão autorizados.

 

Outras regras, no entanto, seguem sem alteração, como uso contínuo de máscaras, por funcionários e alunos, distanciamento de aparelhos e alunos, limpeza constante, álcool em gel, dentre outras.