Na quarta-feira que vem (12), será realizada a primeira reunião virtual de mobilização social para elaboração do novo Plano Municipal de Saneamento (Água, Esgoto e Resíduos Sólidos) de Cachoeiro de Itapemirim. O Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa – Ufes), responsável pelo trabalho, fará uma apresentação por meio de seu canal no YouTube, às 19h, e a população poderá interagir por meio do chat.

 

No encontro, adaptado ao formato virtual por causa da pandemia de Covid-19, serão abordados temas como coleta seletiva e de lixo, limpeza de ruas e praças, terrenos baldios, acesso à água tratada nas zonas rurais, a qualidade da água, dentre outros assuntos referentes ao saneamento de Cachoeiro de Itapemirim.

 

A atividade faz parte do trabalho de diagnóstico do novo plano, que inclui a revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE), criado em 2011, e a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS).

 

A primeira audiência pública sobre o tema foi realizada em fevereiro, com a primeira fase das atividades dedicada à elaboração da metodologia de trabalho. Em julho, a Lagesa disponibilizou um questionário na internet para que os cachoeirenses fornecessem informações por meio do formulário on-line, sobre funcionamento de abastecimento de água, tratamento de esgoto e coleta de lixo e resíduos nos locais em que moram.

 

As próximas etapas incluirão a elaboração de prognósticos e alternativas para universalização dos serviços e concepção de programas, projetos e ações; criação de mecanismos e procedimentos para controle social; e, por fim, a consolidação do trabalho, com apresentação do relatório final e minuta do projeto de lei. A expectativa é de que as ações sejam concluídas no primeiro semestre de 2021.

 

"É muito importante a participação da população para nortear as atividades de elaboração do plano. Os moradores são essenciais nesse encontro virtual, pois apontarão as suas necessidades em relação à água, ao esgoto e ao tratamento do lixo nas regiões onde moram", ressalta a secretária de Meio Ambiente de Cachoeiro, Andressa Colombiano.