A primeira reunião virtual de mobilização social, para elaboração do novo Plano Municipal de Saneamento (Água, Esgosto e Resíduos Sólidos) de Cachoeiro, será realizada nesta quarta-feira (12), a partir das 19h. Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o encontro foi adaptado ao formato virtual.

 

Por meio de seu canal no YouTube, o Laboratório de Gestão de Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa – Ufes), responsável pelo trabalho, fará uma apresentação. Além disso, a população poderá participar por meio do chat.

 

No encontro, serão abordados temas como: coleta seletiva e de lixo; limpeza de ruas e praças; terrenos baldios; acesso à água tratada nas zonas rurais; qualidade da água e outros assuntos referentes ao saneamento do município.

 

A primeira audiência pública sobre o tema foi realizada em fevereiro, quando os representantes do Lagesa apresentaram a metodologia e o plano de trabalho a ser desenvolvido. Em julho, foi disponibilizado um questionário, na internet, para que os cachoeirenses fornecessem informações, por meio do formulário on-line, sobre funcionamento de abastecimento de água; tratamento de esgoto e coleta de lixo e resíduos nos locais em que moram.

 

O trabalho em torno do Plano Municipal de Saneamento foi iniciado, em novembro, após assinatura do contrato do Lagesa – Ufes com a Prefeitura de Cachoeiro. As ações englobam a revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE), criado em 2011, e a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS), com medidas inéditas para a área no município.

 

As próximas etapas incluirão a elaboração de prognósticos e alternativas para universalização dos serviços e concepção de programas, projetos e ações; criação de mecanismos e procedimentos para controle social; e, por fim, a consolidação do trabalho, com apresentação do relatório final e da minuta do projeto de lei. A expectativa é de que as ações sejam concluídas no primeiro semestre de 2021.

 

"É muito importante a participação da população para nortear as atividades de elaboração do plano. Os moradores são essenciais nesse encontro virtual, pois apontarão as suas necessidades em relação à água, ao esgoto e ao tratamento do lixo nas regiões onde moram", ressalta a secretária de Meio Ambiente de Cachoeiro, Andressa Colombiano.