É só dar uma voltinha pelos bairros para constatar uma triste realidade: lixo estão de ponta a ponta da cidade de São Mateus e quem mais sofre as consequências do problema é o morador chamado de periferia. Que aliás, não é tanto periferia assim. Só tomar como exemplo o Residencial Village, onde o lixo está espalhado nos canteiros e nas calçadas dos prédios, além da beira de ruas.

 

Mas não é apenas o lixo que incomoda os moradores. Na principal avenida do Conjunto um bueiro está aberto há mais de um mês, sem que a prefeitura tome providência para tapá-lo. O local põe em risco as crianças que brincam na rua e podem a qualquer momento cair nele.

 

Com relação ao lixo, a coleta é feita às terça-feira, quinta-feira e sábado. Os resíduos que são produzidos no domingo e segunda-feira ficam expostos colocando em risco a saúde dos moradores, principalmente crianças. O lixo exposto atrai urubus, como todos sabem, transmissor de doenças.

 

Mas não é apenas no Village que o lixo estava exposto nesta manhã de terça-feira. No Bairro Boa Vista além do lixo nas calçadas, a reportagem flagrou sacos de objetos descartados que não puderam ser identificados, expostos em frente a um terreno na região central do bairro onde está instalada uma antena de retransmissão não se sabe se é de TV ou Celular.

 

Que essa reportagem sirva para indicar à Prefeitura onde está o problema que reflete a ineficiência no recolhimento de lixo, ou pelo menos um melhor critério.

 

E o problema se reflete nos bairros Vitória, Ayrton Senna, Liberdade e Vila Nova conforme mostrou reportagem da TV Gazeta Norte da última quinta-feira no ES1.