O Grupo Pedra do Pombal inaugura nesta sexta-feira (02/10), a primeira estação solar privada para recarga de carros elétricos do Estado do ES. O ponto de recarga foi montado junto às instalações do Auto Posto Senna, localizado na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, N° 350, bairro Gilberto Machado, próximo ao shopping Sul.

 

“As vagas destinadas para o carregador elétrico são livres para veículos de todas as marcas, desde que os automóveis sejam compatíveis com o bocal de carregamento. Acontecerá também um coquetel de inauguração seguindo as normas de prevenção contra o covid19, e uma demonstração da Audi com seu modelo E-tron”, disse Nayara Pedrosa responsável pela assessoria de marketing do Grupo.

 

A carga da bateria aguenta até 160 km de uso dependendo do modelo, e a recarga pode ser feita em tomadas comuns por 8 horas (em 220 V) ou 20 horas (110 V), há também a possibilidade de recarregar o carro em pontos de recarga expressa, como em locais públicos e lojas de conveniência, nestes, cerca de 80 % da bateria pode ser recarregada em 30 minutos.

 

 

O setor de transportes tem sido por anos o centro das atenções, como o departamento que mais emite CO2, o modelo de carro elétrico potencialmente, é um dos que mais apresentam possibilidades de redução de emissões. Assim, do ponto de vista global, uma possível solução, ou, mais realisticamente, uma possível forma de mitigação de parte das emissões, seria a substituição dos veículos por outros não poluentes, motivo este para o tal mercado ser considerado o futuro para o ramo automobilístico. 

 

 

 

Vantagens de um carro elétrico

  • O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;
  • O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;
  • O desempenho é semelhante a um carro popular;
  • Não consome energia enquanto está parado;
  • Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc.
  • O custo de abastecimento dos carros elétricos, como referência, é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.