Hoje, dia 20 de Outubro, é comemorado o Dia Nacional da Filantropia e com a volta do Brasil para o mapa da fome e os impactos da pandemia na sociedade, as instituições e organizações que se solidarizam com o próximo, através do trabalho voluntário, tem tido um papel importante para o cuidado e subsistência das pessoas em estado de necessidade.

A filantropia é caracterizada pelo dicionário Aurélio como um amor excessivo pela humanidade, demonstração de generosidade e tendência para ajudar os mais necessitados. Conceito importante, já que, no sudeste, a população em estado de vulnerabilidade alimentar foi de 14,5% para 31,2% de 2013 a 2017, ano que o Brasil voltou a ser uma preocupação em relação a fome – dados comparativos entre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2004/2013 e a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 -.

Para João Valvassori, diretor do projeto Maltrapilho, que tem o objetivo de desenvolvimento comunitário, prestando assistência junto à população em situação de rua, a data serve para evidenciar o que já acontece há muito tempo.

“A gente precisa sempre estar lembrando das pequenas coisas que podem mudar o mundo. Nunca foi tão necessário falar sobre de pobreza, racismo… Agora, temos mais espaço para isso. A data faz parte de um calendário, mas precisamos pensar a vida a partir da humanidade, das pessoas”.

Para o diretor, nesse momento de pandemia, as pessoas não passaram a necessitar mais. Os problemas existentes é que passaram a ser vistos. “Não acho que as pessoas estão mais necessitadas, acho que essa necessidade sempre esteve ali. A diferença é que alguns, finalmente, abriram os olhos e perceberam, começaram a nota-las. A necessidade de ser voluntário sempre existiu, mas agora, na pandemia, está se criando mais esse movimento”, comenta.

Quem também acredita nessa ajuda, além da data, é o voluntário Fabiano Santana Paiva, idealizador do personagem Laranja Man, que desenvolve ações através do esporte e filantropia e possui parceria com várias ONGs do estado.

“Não me apego a datas. Para mim, a importância do voluntariado está no sorriso sincero, em um olhar que corresponde a uma necessidade tão básica que a pessoa não tem acesso. Todo dia é dia de abrir os olhos e contribuir com uma situação. Basta ter boa vontade. Tem tanta forma de estar ajudando ao próximo. O problema tem uma solução. Todo dia é dia de poder fazer alguma coisa em prol do outro”, afirma.

A data em comemoração foi firmada em 2017 e tem o objetivo de trazer a importância da solidariedade ao conhecimento da população.

Ações na pandemia

O projeto Maltrapilhos trabalhou na área de prevenção, fazendo a distribuição de materiais de proteção contra o coronavírus, entre eles, o álcool em gel. Também fez a distribuição de cerca de 5670 cestas básicas para famílias cadastradas no projeto.

O Laranja Man, além da prevenção, junto com outros voluntários, conseguiu arrecadar muitas roupas que, depois de recolhidas, ficaram em quarentena e foram destinados a pessoas que necessitavam ou ao bazar beneficente do Grupo Ajude ao Próximo (GAP).

O GAP, que no começo deu um tempo nas ações das ruas e focou em ajudar famílias carentes, está, aos poucos, retornando com os trabalhos de distribuição de café da manhã para pessoas em situação de rua.