A segurança da urna eletrônica e o uso de dados abertos pela administração pública foram os temas discutidos, nesta quarta-feira (21), durante o terceiro dia da VI Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Na abertura, o presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Tasso Lugon, disse que o evento é uma prova de que a tecnologia é importante para a sociedade se adaptar a novos cenários e a buscar a melhoria contínua de forma consistente.

“Pela primeira vez, estamos promovendo a Semana TIC em um formato totalmente virtual. Estamos apresentando temas relevantes para profissionais de TI, pesquisadores e cidadãos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a inovação com foco no ser humano e ações do Governo Federal relativas à inovação. É uma oportunidade também de discutirmos o futuro pós-pandemia”, enfatizou.

Em seguida, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressaltou o fato de a inovação ser um dos importantes fatores que contribuíram para o Espírito Santo ser o quinto Estado mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em setembro deste ano. 

“O Espírito Santo é nota A em gestão fiscal, desde 2012, e isso contribui para a competitividade. Há ainda um trabalho intenso para a melhoria do ambiente de negócios, investimentos na melhoria da malha logística, mas, sobretudo, há avanços alcançados no indicador de inovação. Foi onde o Espírito Santo mais avançou de 2019 para 2020. Importante destacar o ambiente de construção coletiva do MCI Movimento Capixaba de Inovação, que envolve Governo, setor produtivo, academia e sociedade civil”, disse o secretário.

Ele ressaltou que o governador Renato Casagrande tem estimulado gestores estaduais para que participem ativamente do processo de transformação digital no atendimento ao cidadão. “Essa é uma missão que nos foi colocada desde o dia 1º de janeiro de 2019. Portanto, inovação, para nós, é uma diretriz de Governo, explicitada no mapa estratégico do quadriênio 2019-2022”, explicou. 

Projetos Inovadores

No Planejamento Estratégico do Governo, segundo o secretário, a inovação foi inserida, pela primeira vez, como um dos critérios de seleção dos projetos prioritários. Por isso, projetos inovadores, em todas as áreas de atuação do Governo, ganharam uma pontuação maior do que os tradicionais, de continuidade das ações governamentais.

Segurança da Urna Eletrônica

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, ministrou a palestra com o tema “Segurança da Urna Eletrônica: seus mitos e verdades”.

Inicialmente, ele disse que o Brasil realiza a maior eleição digital do planeta, com 147,9 milhões de eleitores, 553 mil candidatos, 473 mil urnas eletrônicas, 2 milhões de mesários e 95 mil locais de votação.

“Anteriormente, havia muita intervenção humana na apuração dos votos. Isso fazia com que houvesse muita lentidão, erros não intencionais e um grande risco de fraudes. Esse cenário motivou apostar na tecnologia para investir na urna eletrônica, que foi usada, pela primeira vez em 1996, nas eleições municipais”, explicou.

Sobre a questão da segurança das eleições, Janino disse que as informações das urnas eletrônicas são encaminhadas para o Data Center da Justiça Eleitoral de forma criptografada, o que dificulta o acesso a pessoas não autorizadas.

“Em virtude dos mecanismos de segurança da informação adotados, um hacker não tem condições de obter os dados das eleições com agilidade e disponibilizá-los para partidos políticos e cidadãos em curto prazo”, afirmou.