A semana começou com sol na maior parte do Espírito Santo após um fim de semana de chuvas fortes em diversos municípios. Situação que deve se repetir, com menos intensidade nos próximos dias, inclusive no feriado do Dia de Finados. Há alerta de ressaca no mar.

Segundo o Climatempo, as nuvens carregadas já estão por quase todo o Brasil, por causa do ar quente e úmido que predomina. A tempestade subtropical Mani está sobre o mar, ao longo do Rio De Janeiro e do Espírito Santo e se afasta do Brasil no decorrer do dia, mas venta forte em todo o litoral capixaba.

O Climatempo ainda destaca o alerta para ressaca marítima de Regência, em Linhares, até a região de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. O fenômeno pode causar ondas de até 2,5 metros. Toda esta região também pode ter rajadas de vento com até 70 km/h.

Segundo o Incaper, nesta terça-feira (27), a previsão é de sol entre algumas nuvens em todo o Espírito Santo e são esperadas apenas chuvas rápidas à tarde em trechos das regiões Serrana e proximidades do Caparaó na região Sul.

Para a quarta-feira (28), a previsão do Incaper é de sol entre algumas nuvens ao longo do dia e a temperatura aumenta em todas as regiões. A partir da tarde, são esperadas pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em diversos municípios.

Nesta segunda, o meteorologista do Incaper Hugo Ramos afirmou que para a semana, o tempo será instável. “Ao longo da semana, teremos diminuição da chuva nesta terça-feira. A partir de quarta-feira, podemos ter a contribuição de alguma umidade que deve provocar uma chuva isolada. A tendência é que para o final de semana o tempo volte a ficar instável, com o aumento da umidade em razão da passagem de uma frente fria, que pode provocar o aumento da instabilidade”.

Hugo Ramos ainda afirmou que a tradicional chuva em Dia de Finados pode se repetir, também, neste ano. “Pode haver um tempo chuvoso no próximo fim de semana, porém não tão intenso como o que a gente estava esperando no fim de semana passado. De acordo com as condições iniciais, pode ser que este ano volte a chover em Finados”, confirmou.

Neste final de semana, diversas cidades capixabas registraram acumulados de chuva elevados, acima de 100mm em 24 horas. Com o mês de outubro chegando ao fim e novembro se aproximando, o período das chuvas já começou. “No último final de semana que quase superaram a média histórica, principalmente da Grande Vitória para o Norte. Então nesse final de outubro as chuvas devem ser mais brandas. Já estamos no período chuvoso, então a tendência é mais chuva para os próximos meses”, afirmou o meteorologista.