Mesmo diante da pandemia da Covid-19, os cemitérios da Grande Vitória se preparam com cuidados especiais para receber visitantes durante o feriado de Finados, na próxima segunda (2). Algumas regras e medidas foram adotadas pelos municípios para evitar aglomerações.

Para quem for prestar homenagens aos entes queridos nos cemitérios de Vitória, os cemitérios públicos – Santo Antônio e Maruípe -, estarão de portas abertas no dia de finados, das 8h às 17h.

Aos visitantes será necessário o uso máscaras e evitar aglomerações. A recomendação para as pessoas que fazem parte do grupo de risco, é evitar a visitação. A Prefeitura de Vitória esclarece que os cemitérios estarão limpos, reformados e preparados para receber os visitantes. E no local haverá dispositivos com álcool em gel e sabão para a higienização das mãos.

Foto: Divulgação / PMVV

Para os visitantes de Vila Velha, a prefeitura informou que as pessoas deverão usar máscaras, álcool em gel, e respeitar o distanciamento para evitar aglomerações. Além disso, a prefeitura informou que pias portáteis serão instaladas nos seis cemitérios públicos da cidade.

Na Serra, os cemitérios de Carapina Grande, Jacaraípe, Nova Almeida, Pitanga, Santo Antônio (Serra-Sede) e São Domingos, adotarão medidas especiais de funcionamento. A entrada de pessoas sem máscara não será permitida, e dispensadores de álcool em gel serão disponibilizados nas entradas dos locais.

Para garantir a segurança de todos, a Guarda Municipal estará presente para evitar aglomerações durante as visitas. E equipes de apoio da prefeitura também estarão nos cemitérios para dar informações aos visitantes.

Em Cariacica, os cemitérios públicos estarão funcionando normalmente. E, de acordo com a prefeitura, serão seguidas as recomendações da Vigilância Sanitária.

A recomendação para pessoas acima de 60 anos, portadores de comorbidades e dificuldade de locomoção é que realizem as visitas antecipadamente, no sábado (31) e no domingo (1º).

Os familiares e amigos que forem prestar suas homenagens deverão seguir as medidas de prevenção como o uso de máscaras e álcool em gel. Além de evitar aglomerações, e respeitar o distanciamento de, no mínimo, 1,5 m entre as pessoas.