O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta sexta-feira (20) mudanças nas restrições impostas ao funcionamento de comércios, bares e restaurantes dos municípios classificados como risco moderado para a transmissão da Covid-19. De segunda-feira (23) até, pelo menos, domingo (29), fazem parte desse grupo Vitória, Cariacica, Viana, Ecoporanga e Barra de São Francisco.

Durante o pronunciamento desta tarde, Casagrande disse que, com relação ao comércio, será permitido o “funcionamento normal, seguindo os protocolos já adotados”, como uso de máscara e distanciamento social e respeito à capacidade de ocupação para que não haja aglomeração.

Isso significa que as lojas poderão abrir sem restrição de horário, como também acontece nas cidades classificadas como risco baixo. O governador justificou a mudança dizendo que o comércio é um “ambiente controlado”.

Já os restaurantes e os bares - estes últimos estavam proibidos de funcionar nos municípios de risco moderado - poderão abrir de segunda a sábado até às 22h. Aos domingos, o funcionamento é autorizado até às 16h.

“Fizemos essas alterações no sentido de estabelecer uma limitação que permite o funcionamento nesse momento", explicou o governador.

Além disso, Casagrande também anunciou a limitação para o número máximo de participantes e eventos corporativos. Antes, apenas os eventos sociais tinham essa restrição.

 

"No risco moderado, nós não tínhamos uma limitação para eventos corporativos, mas agora há o limite de 300 pessoas, sempre respeitando o espaçamento mínimo já estabelecida para os eventos sociais".

Na área da educação, Casagrande ressaltou que as escolas dos municípios de risco moderado só podem ter atividades remotas, o que deve continuar valendo até o final deste ano. Entretanto, as instituições de ensino superior nesses municípios estão autorizadas a ter aulas presenciais.

"As escolas já têm uma regra: neste ano, nos municípios com risco moderado, elas têm atividades remotas. Só tem atividades presenciais em municípios classificados em risco baixo. Isso pode mudar para o ano que vem, mas neste ano será assim", esclareceu Casagrande.

 

Novas mudanças podem ser semanais

 

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado usa a Matriz de Risco - um cálculo que leva em consideração o avanço da doença e a disponibilidade de leitos, entre outros fatores - para classificar semanalmente os municípios em risco baixo, moderado ou alto para a Covid-19.

Para cada grupo de municípios, o Estado instituiu uma série de restrições ou proibições. Eventualmente, o Governo anunciou mudanças que relaxavam ou endureciam essas medidas.

Nesta sexta, Casagrande explicou que, a partir de agora, as mudanças nas medidas qualificadas - que englobam o funcionamento de comércio, bares, restaurantes e escolas, por exemplo - podem ocorrer semanalmente, assim como a atualização da classificação do mapa de risco.

A decisão é tomada, conforme o governador, porque o Espírito Santo vive uma "segunda fase da primeira onda", em que o número de casos de pacientes com coronavírus está aumentando e o sistema de saúde está pressionado.

"A partir dessa segunda fase nós vamos fazer mudanças das medidas qualificadas, praticamente toda a semana, se for preciso. [...] Elas são diferentes de acordo com o grau de risco. Risco baixo, pouca limitação. Vai crescendo o risco, aumenta a limitação. Toda semana teremos novo mapa de risco e poderemos ter também toda semana mudanças nessas medidas qualificadas", adiantou Casagrande.