Pescadores conseguiram pegar em um único arrasto mais de 2,3 mil quilos de pescada amarela, um peixe valorizado no mercado. O fato aconteceu na região do Pontal, mais para o lado de Itapemirim, em uma região conhecida como “Os pinheiros”, local muito utilizado para a pesca em geral. O fato aconteceu na manhã dessa segunda-feira (30), e deixou até mesmo, os pescadores mais experientes impressionados, e ao mesmo tempo, encantados pela boa pescaria.

“Tenho 50 anos de pesca, e não vejo isso acontecer faz tempo, esse peixe tem um preço bom e está todo vendido, temos que agradecer muito pela pesca de hoje, pois está muito difícil pegar peixe como pegamos hoje, a maré não está mais para peixe, como antigamente”. Disse seu Jorge, um antigo pescador, que conhece bem o mar da região.

“E como que é elaborado o trabalho de vocês?” perguntei.

“A rede é jogada no mar por volta de 4 horas da manhã, quando o dia está começando a clarear, e começa a ser arrastada umas 6 horas da manhã, e demora em média de 1 à 2 horas para terminar o “arrastão” às vezes até mais. E esse peixe está saindo por R$ 17,00 o quilo, estamos todos contentes” indagou seu Jorge. Um homem que vai fazer 70 anos e que tem no mar seu ganha pão diário.

A pescada amarela é comum no litoral do ES, e esse tipo de pescaria também, pois tem a fiscalização da prefeitura de Itapemirim.