É um mirante natural de aproximadamente 700 metros de altitude, com um visual de 360 graus, que permite ver o Oceano Atlântico, a cidade de Cachoeiro e o pico do Itabira. A subida requer alguns cuidados, e conta com apoio de cordas e pessoal especializado.
As histórias contam que a pedra recebeu esse nome por causa de um senhor de apelido Caramba, que morava lá em cima (inclusive há parentes dele ainda vivos).


No início de 2008, o estúdio HG2 produziu um documentário sobre o local, contando por meio do neto a história do Sr. Sebastião Venceslau, o “Caramba”, título do documentário.

 

“O velho Caramba veio de Minas Gerais fugido, depois de se envolver em um assassinato, e acabou se escondendo na pedra. Dizem que de tanto tomar picada de cobra, era imune ao veneno de cobras como jararaca e surucucu. Além disso, ele fazia um forró todo ano em cima da pedra e muitas pessoas iam, pois era um sanfoneiro de mão cheia, e seu instrumento era uma sanfona cabeça de boi”, disse Reginaldo Sperotto, morador da região, e que conheceu pessoalmente o Sr. Sebastião Venceslau.

A família Sperotto também muito antiga na região e que tem um mirante com o seu nome, agora investindo em comércios para melhor atender os turistas que sobem a pedra passando por sua propriedade, e também com uma ótima proposta para quem deseja um bar e restaurante com uma vista privilegiada e próximo do centro de Cachoeiro, sem dúvidas vale a pena conferir.