Foi confirmado pela Secretaria de Justiça do Espírito Santo, que o novo concurso SEJUS ES está em elaboração. O edital está previsto para ser divulgado no ano de 2021!

 

 

De acordo com informações do último certame , os cargos ofertados foram Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e Agente Penitenciário, ambos com exigência que o candidato tenha o nível médio de formação.

 

 

Elaboração do edital do concurso SEJUS ES

 

 

Um novo concurso SEJUS ES está previsto para ser realizado no ano de 2021. De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do órgão, a elaboração do próximo edital já está em andamento. Porém, o número de cargos e vagas ainda estão sendo definidos, onde serão informados oportunamente. Uma excelente notícia, é que o novo concurso para SEJUS ES consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do Espírito Santo para 2021.

 

 

“A Secretaria da Justiça (SEJUS) informa que a elaboração do concurso público está em andamento, sendo ainda definidos o quantitativo de vagas, cargos e salários. A previsão é que o certame seja realizado somente em 2021”.

 

 

O último certame para Secretaria de Justiça do Estado ocorreu no ano de 2012. Desde então, a pasta vê o número de cargos vagos crescer nas unidades penitenciárias. No ano de 2018, o então governador Paulo Hartung, chegou a autorizar uma nova seleção para efetivos da SEJUS ES. Mas, o edital acabou não sendo divulgado. A oferta seria de 200 vagas para a carreira de Inspetor Penitenciário. O cargo exige o ensino médio completo, e tem salário inicial de R$ 2.700,00, valor referente ao ano de 2018, já inclusão do benefício de auxílio-alimentação.

Além da SEJUS ES, o governo do Estado prevê a realização de outros 04 (quatro) concursos públicos no ano de 2021, sendo eles: Secretaria de Fazenda (SEFAZ ES), Polícia Civil do Espírito Santo (PC ES), Secretaria de Educação (SEDU ES) e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IESES).

 

 

SEJUS ES realizou concurso para temporários em 2019

 

 

Para suprir temporariamente a demanda por novos funcionários, a Secretária de Estado de Justiça do Espírito Santo divulgou, no final do ano de 2019, edital de processo seletivo . A oferta foi de 100 vagas temporárias para as regiões da Grande Vitória e Aracruz, Norte e Sul. Houve ainda formação de cadastro de reserva, na qual os candidatos aprovados puderam ser convocados no decorrer do prazo de validade do certame. Os candidatos foram selecionados apenas pela entrega de documentação comprobatória da qualificação profissional. Além da comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.

 

 

Último concurso SEJUS ES

 

 

Já o último concurso SEJUS ES para efetivos teve seu edital publicado no ano de 2012. Na ocasião, o edital ofertou 500 vagas. Do quantitativo total, 250 vagas foram para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e 250 vagas para a carreira de Agente Penitenciário. Ambas as funções exigiram o ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), idade de 18 anos a 30 anos. Além de, na data da aplicação da prova de condicionamento físico, estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

A banca organizadora responsável pela execução do certame , foi a Fundação Vunesp. Os candidatos foram avaliados por meio de 06 (seis) fases, sendo elas:

1ª Fase: Prova Objetiva;

2ª Fase: Prova de Condicionamento Físico;

3ª Fase: Exame de Saúde;

4ª Fase: Prova de Aptidão Psicológica;

5ª Fase: Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada na Vida Pública e na Vida Privada;

6ª Fase: Curso de Formação.

A prova objetiva foi composta por 50 questões, das quais 30 questões foram de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades) e 20 questões de Conhecimentos Específicos (Direitos Humanos, Lei nº 7.210/84 – Lei de Execução Penal, Lei Complementar Estadual n.º 46/94, Lei n.º 9.455/97: Define os Crimes de Tortura).