Folha do ES
Sáb, 27 de Fev

Home   Geral     Espírito Santo


Socol produzido em Domingos Martins recebe certificado que permite comercialização em todo Brasil

Socol produzido em Domingos Martins recebe certificado que permite comercialização em todo Brasil

  Por Kimberlly Soares

  22.fevereiro.2021 às 15:14

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) entregou à agroindústria Viande – Carnes orgânicas Domaine, localizada em Domingos Martins, o certificado de concessão do Selo ARTE para o produto Socol. Com a identificação do selo, o alimento produzido artesanalmente pela agroindústria capixaba pode ser comercializado em todo o País.

Este é o quinto selo concedido ao produto Socol, sendo os quatro anteriores para estabelecimentos do município de Venda Nova do Imigrante. Segundo o Cadastro Nacional de Produtos Artesanais (CNPA), o Estado foi o primeiro a conceder o selo ao produto cárneo no Brasil.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o Socol representa o trabalho artesanal realizado por famílias de imigrantes italianos, que produzem um produto tradicional da Itália em solo capixaba. “É uma potência gastronômica, cultural e singular, que só tem aqui no Espírito Santo, e vem ganhando destaque em todo o País”, ressaltou. Ainda de acordo com Louzada, o Selo ARTE, além de agregar valor ao produto, possibilita ampliar o mercado de vendas da agroindústria, fator essencial para a divulgação da cultura e dos produtos produzidos no Estado.

“A concessão do selo ARTE reflete a maturidade dos serviços de inspeção capixaba para fortalecer a agroindústria local, gerando ocupação e renda no meio rural, e assegurando a qualidade dos produtos cárneos, agora com a possibilidade de circulação e venda em nível nacional. Parabéns Idaf e ao Serviço de Inspeção do município de Domingos Martins”, disse o proprietário da agroindústria, Sr. Joaquim Silva.

Selo ARTE

O selo nacional com a indicação “ARTE” identifica produtos de origem animal produzidos de forma artesanal. Com fabricação individualizada e genuína, o selo representa a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais, atreladas ao produto.


Fonte: Portal Maratimba

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.