Antecedentes criminais podem ser consultados no site da Polícia Civil do estado. Também é possível levantar dados de processos no site da Justiça estadual.

 

 

Mulheres estão investigando as fichas criminais de homens antes de começar relacionamentos no Espírito Santo. A medida foi adotada por elas para evitarem ser vítimas de violência doméstica. Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 15 assassinatos de mulheres no estado, desses quatro foram tipificados como feminicídio.

 

 

Uma das mulheres que fez essa busca foi a psicóloga Clislane Oliveira. Antes de começar um relacionamento com um homem que estava conversando pela internet, ela pesquisou o pretendente no sistema do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e teve uma desagradável surpresa.

 

 

"Teve uma pessoa que quis se relacionar comigo, ter algo mais sério, e quando pesquisei, soube que tinha um antecedente de medidas protetivas com uma ex-namorada. Então, já fiquei esperta e cortei laços", relatou a psicóloga.

 

 

Já a estudante Yasmin Lordello pesquisou sobre o atual namorado nas redes sociais e entrou em contato com familiares e amigos do também estudante André Perim.

 

 

"Vasculhei as redes sociais, achei a família sem ele saber", disse a moça. A atitude foi aprovada pelo namorado. "Acho que é importante saber com quem você está andando, mas descobrir pela internet é um pouco difícil", confessou.

 

 

 

A Juíza Hermínia Azoury, coordenadora de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, destacou que esse tipo de busca é importante principalmente quando se conhece alguém pela internet.

 

 

"Primeiro, ela tem que vasculhar, literalmente, quem é esse pretenso companheiro dela", diz. "Pela internet, ela não conhece o caráter da pessoa. Ela, às vezes, se encanta com a beleza física, com as palavras doces. O que ela tem que ter é racionalidade para avaliar com quem ela está se relacionando, e não começar um relacionamento porquê ela conheceu pela internet".

 

 

 

Onde procurar

 

 

Para buscar os antecedentes criminais de uma pessoa, basta acessar o site da Polícia Civil do estado, clicar em 'atestado de antecedentes criminais' e acessar o formulário, que exige alguns dados pessoais da pessoa.

 

 

Também é possível levantar dados de processos no site da Justiça estadual. Nele, é necessário clicar em consulta processual e depois, em consultar processo. Como existem algumas pessoas com nomes iguais, é importante saber o nome da mãe do pretendente.