O forte temporal que atingiu o Espírito Santo entre a noite de domingo (7) e a madrugada desta segunda-feira (8) deixou uma pessoa morta e causou vários estragos.

Em Pancas, no Noroeste do estado, um homem morreu. Marco Teone Barbosa da Costa, de 46 anos, foi atingido por uma descarga elétrica na localidade de córrego São José. Raios também mataram animais no interior do estado.

Na Grande Vitória, shoppings e hospitais foram invadidos pela água. Já nas ruas, motoristas e pedestres ficaram presos em meio aos alagamentos.

Marco Teone Barbosa da Costa, de 46 aos, foi atingido por uma descarga elétrica  — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Marco Teone Barbosa da Costa, de 46 aos, foi atingido por uma descarga elétrica — Foto: Reprodução/TV Gazeta

De acordo com o relatório da Defesa Civil divulgado na manhã desta segunda, os maiores volumes de chuva ocorreram nas cidades de Vila Velha (115,93 mm), Serra (110,48 mm), Vitória (91,27 mm), Viana (82,80 mm) e Cariacica (80,21 mm).

Entre os centros comerciais das cidades da Grande Vitória, o mais impactado foi o Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. Devido ao grande volume de água, o forro de gesso cedeu e desabou, fazendo com que uma enxurrada de água descesse pelas escadas.

Em nota, o shopping informou que prestou atendimento a lojistas, clientes e toda equipe. "Lamentamos o ocorrido e já estamos tomando todas as providências para a retornar com a normalidade das nossas atividades", diz parte da nota.

Todos os hospitais estaduais sofreram com os alagamentos na Grande Vitória. No Hospital São Lucas, em Vitória, alas ficaram alagadas, assim como no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) e na Pró-Matre.

No entanto, mesmo com o impacto da forte chuva, não houve nenhum registro de acidente com pacientes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados e as equipes de manutenção das unidades já estão trabalhando para minimizar os impactos.

A chuva forte também afetou os terminais rodoviários em Vila Velha. No Terminal de Itaparica, a lona do teto ficou cheia de bolsões de água e a água começou a sair através de furos na estrutura.

Já na rodoviária de Vitória, funcionários tiveram que trabalhar para auxiliar no escoamento da água e reduzir os impactos da tempestade.

Ruas alagadas

Os alagamentos foram registrados pela população em todas as cidades da Grande Vitória.

Na região do Parque Moscoso e da Vila Rubim, no Centro de Vitória, ruas foram tomadas pela água. Na Rua Sete, moradores filmaram uma correnteza se formando no meio da rua.

Comerciantes que tiveram lojas invadidas por água e lama e acabaram perdendo mercadorias, contabilizam prejuízos. Em Bento Ferreira, carros ficaram presos em meio aos alagamentos.

Em Cariacica, a pista da BR-262 alagou. Já em Vila Velha, moradores também registraram os pontos de alagamentos em bairros como Soteco e Cristóvão Colombo.

Em razão dos estragos, a prefeitura da cidade suspendeu as aulas presenciais nesta segunda. As aulas acontecerão apenas na modalidade de ensino remota. Do mesmo modo, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 está temporariamente suspenso.

Raios

De acordo com a concessionária EDP, o Espírito Santo foi atingido por cerca de 11 mil raios na madrugada de domingo. Além da morte do morador de Pancas, animais também morreram ao ser atingidos pelos raios. Em uma propriedade na localidade de Itaperoroma, no município de Anchieta, no Sul do estado, sete bois morreram.

Animais morreram em propriedade de Anchieta, no Sul do ES — Foto: Reprodução/Internauta
Animais morreram em propriedade de Anchieta, no Sul do ES — Foto: Reprodução/Internauta

Em Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, moradores registraram cenas de uma chuva de granizo.