Folha do ES
Dom, 9 de Mai
Receitas

Home   Geral     Espírito Santo


Profissionais de transporte, portos e aeroportos do ES devem ser vacinados em junho

Profissionais de transporte, portos e aeroportos do ES devem ser vacinados em junho

Secretário de Saúde tem a expectativa de vacinar novos grupos prioritários contra a Covid-19 no próximo mês ou no mais tardar em julho.

  Por Raphael Gomes

  03.maio.2021 às 16:37

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo tem a expectativa de expandir os grupos prioritários de vacinação no estado e incluir profissionais de otras atividades econômicas nos próximos meses.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, trabalhadores que atuam no transporte público, aeroportos e portos devem ser os próximos da fila de vacinação.

A estratégia pode se consolidar se a logística de distribuição de vacinas feita pelo Ministério da Saúde cumprir as metas. A esperança do governo estadual é que até 600 mil doses cheguem ao Espírito Santo neste mês de maio, possibilitando assim a totalidade da vacinação dos grupos com comorbidades, que têm a preferência no momento.

"Nós mantemos a expectativa de receber ainda em maio até 600 mil doses de vacinas contra a Covid-19, somando as vacinas da Pfizer, disponibilizadas pela OMS, assim como a CoronaVac e Astrazeneca. Acreditamos que o grupo de comorbidades deve ser finalizado ao longo deste mês, e aí então quando daremos início aos outros grupos, possivelmente nos meses de junho ou julho avançando na vacinação de outras atividades econômicas e sociais, como as ligadas ao transporte, segurança pública, aeroportos e portos passam também a ser contempladas com a imunização", afirmou o secretário em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (3) em Vitória.

Com isso, a segunda fase da vacinação dos grupos com comorbidades pode inclusive começar antes do esperado, como explicou o secretário.

"Nós dividimos o grupo das comorbidades em duas fases, considerando o ritmo de recebimento das doses que o estado vinha recebendo, no entanto, com o grande volume de doses que foram encaminhadas ao estado e a expectativa de um número maior de doses no mês de maio, ainda nesta semana a fase 2 da vacinação de pessoas com comorbidades seja iniciada, com o processo de agendamento junto aos municípios. Entre terça e quarta-feira ocorrerá a deliberação sobre essa definição", disse.


Fonte: G1 ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.