Um jacaré foi encontrado na praia de Carapebus, na Serra, na Grande Vitória, na quinta-feira (13), por funcionários de um restaurante da região. O animal estava ferido e ao ser levado para uma clínica veterinária, foi descoberto que tinha um anzol agarrado no esôfago.

Ele foi colocado em uma piscina até ser resgatado por especialistas.

"Foi um resgate inusitado, primeiro mandou imagens dele na praia e depois em uma piscina. Em um ambiente natural e preservado, ele iria para a praia e voltaria para a lagoa, sem problema nenhum. Porém, hoje em dia temos um grande impacto humano nas restingas da praia, que temos agora quiosques, casas e demais impactos da sociedade", explicou Yhuri Cardoso Nóbrega, coordenador do Projeto Cayman, que cuida de animais.

Ele foi levado por integrantes do projeto para uma clínica veterinária, em Vitória, onde passou por exames para saber como está a saúde do animal.

"Encontramos um anzol fixado na região do esôfago. Não entrou no estômago, onde vimos um conteúdo com densidade, que parece ser um caranguejo, pois vemos os ossos desse animal, e que possivelmente foi usado como isca para pescar o jacaré. Não dá para soltar ele desse jeito, pois o anzol geraria uma infecção ele viria a óbito", explicou Natália Faria, veterinária.

O jacaré vai precisar passar por uma cirurgia para tirar o anzol e deverá ficar internado para recuperação.

Um dos motivos de jacarés como este aparecerem em lugares fora do habitat é a interferência do homem. A lagoa de Carapebus desemboca no mar, caminho que pode ter sido usado pelo animal.

Os veterinários orientam a não pegar o jacaré ou apreendê-lo, pois é perigoso e também pode feri-lo.

Jacaré encontrado em praia do ES passará por cirurgia para retirar anzol — Foto: Reprodução/TV Gazeta