Viana, na região Metropolitana de Vitória, iniciou a vacinação em massa de pessoas de 18 a 49 anos na manhã deste domingo (13). A iniciativa faz parte de um estudo do Governo do Espírito Santo e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para avaliar a eficácia de meia dose da AstraZeneca.

A cidade tem 79 mil habitantes, e 35 mil deles fazem parte da faixa etária que pode receber a vacina. A participação é voluntária. A meta do estudo é que 85% do público-alvo seja vacinado neste domingo, o que dá mais de 29 mil pessoas.

Iniciativas semelhantes foram feita em Botucatu (SP), também com a AstraZeneca, e em Serrana (SP), com a Coronavac. Na última cidade, as mortes por Covid-19 caíram 95% após a imunização em massa.

Os voluntários receberão a dose de reforço no mesmo intervalo adotado para a dose padrão, que é de 90 dias.

Até a noite deste sábado (12), 16 mil moradores haviam se inscrito para fazer parte do estudo e receber a vacina. O prefeito do município, Wanderson Bueno (PODE), informou que quem não agendou também pode comparecer a um dos locais de vacinação e receber a 1ª dose do imunizante.

As 15 mil doses para o estudo foram doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Primeira etapa

A primeira etapa do estudo aconteceu nesse sábado (12), quando um grupo de 242 participantes tiveram uma amostra de sangue recolhida e receberam meia dose da vacina da AstraZeneca.