A "rodoviária" da Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória, está com os dias contados. Moradores da região vinham reclamando, há muito tempo, que a área estava sendo utilizada para embarque e desembarque de ônibus de turismo solicitados por aplicativo. Os problemas eram vários: as vagas de estacionamento eram ocupadas pelos ônibus e havia um sobe e desce de passageiros em área não destinada para isso. A área virava, de fato, um terminal rodoviário, com muitas bagagens espalhadas e fila de veículos. 

 

 

 

Agora, a Praça do Papa, na área de estacionamentos próxima à Capitania dos Portos, será testada para estes fins. A mudança acontece após indicação formal do vereador Armandinho Fontoura ao executivo municipal. Em ofício, ele narra os problemas repassados pelos moradores da Praia do Canto e já sinaliza a Praça do Papa como "local teste". Na última sexta-feira (10), Armandinho foi até o local e encontrou um ônibus na região, que é mais ampla, não é residencial, e conta com muitas vagas de estacionamento ociosas. 

 

 

 

“Nosso mandato solicitou ao executivo e à Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana um estudo de viabilidade para outro local, trazendo mais segurança e conforto aos moradores e motoristas na região e fomos atendidos. Um espaço até então pouco utilizado que trará mais segurança tanto para os turistas, como para os moradores da cidade”, disse o vereador.

 

 

 

Na justificativa da indicação enviada à Prefeitura, o parlamentar explica que o objetivo é atender a uma reclamação dos moradores que frequentam a Praça dos Namorados e que vem encontrando dificuldades de transitar com os veículos pelo local em razão do embarque e desembarque de passageiros de ônibus de excursão e transporte particular de pessoas e de aplicativos de compra coletiva de passagens.

 

 

 

“A praça é uma das áreas de lazer mais movimentadas de Vitória, que diariamente recebe moradores das redondezas e turistas que aproveitam para praticar esportes, participar das feiras comunitárias e dos programas de arte na praça. Por isso, o estacionamento de ônibus no local não é adequado, gera transtorno ao trânsito e ainda pode causar acidentes. Razão pela qual necessita que o local seja alterado”, finalizou.