Depois de dois meses e meio, o Espírito Santo voltará a ter todas as cidades classificadas no risco baixo para a covid-19. A última vez que isso aconteceu foi entre os dias 13 e 19 de setembro.

Atualmente, apenas Afonso Cláudio, na Região Serrana, está no risco moderado para a doença. No entanto, a partir da próxima segunda-feira (29), o município estará como os demais 77, ou seja, na classificação verde. A nova configuração do mapa de risco terá duração até o domingo seguinte, dia 5.

Essa será a segunda vez que todas as cidades capixabas ficarão no risco baixo, desde que o mapa de risco começou a ser utilizado pelo governo do Estado para determinar as regras de funcionamento das atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus.

Com o mapa voltando a ficar todo verde, todos os municípios do estado agora poderão adotar medidas mais flexíveis em suas atividades econômicas e sociais. 

Não haverá, por exemplo, restrições no horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes, que, no entanto, devem continuar adotando as medidas preventivas para evitar o contágio da doença — uso de máscara, distanciamento social, disponibilização de álcool em gel, entre outras.