O Espírito Santo chegou a uma semana sem registrar mortes em decorrência da covid-19. A informação foi divulgada neste domingo (15) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em sua conta no Twitter. 

Ainda segundo o governador, essa foi a primeira vez que o Espírito Santo atingiu esse resultado. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o estado já contabilizou 14.397 óbitos causados pelo coronavírus. O índice de letalidade da doença no estado é de 1,37%.

 

 

Atualmente, a média móvel de mortes diárias por covid-19 no Espírito Santo, nos últimos 14 dias, está em 0,14. O índice é 66,67% menor do que o registrado no período imediatamente anterior, de 0,43 mortes por dia.

Vila Velha é a cidade capixaba com o maior número de óbitos por covid-19. Ao todo, 1.977 pessoas perderam a vida no município, por causa da doença, desde o início da pandemia. 

Em segundo lugar está a Serra, que já teve 1.721 mortes até o momento. Em seguida, está Cariacica, com 1.562 óbitos, e Vitória, com 1.410.

 

 

Máscaras não são obrigatórias no ES há mais de um mês

Por causa da queda dos números de casos, internações e mortes em decorrência da covid-19 no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande anunciou, no dia 6 de abril, a extinção das medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia. 

Desde então, não existe mais a obrigatoriedade, por exemplo, do uso de máscaras em locais fechados ou abertos, além da apresentação do passaporte vacinal para entrada nos estabelecimentos.

O Mapa de Risco, que classificava as regiões capixabas, também deixou de ser publicado. Na ocasião, Casagrande explicou que a gestão da pandemia no estado passava a assumir um novo modelo e que, inclusive, as reuniões da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública deixariam de acontecer semanalmente, passando a ser realizadas somente quando necessário.