Espírito Santo — Quem trafega pela BR-101 e passa por Ibiraçu, no Espírito Santo, consegue ver uma enorme estátua de Buda. Com 35 metros de altura, a escultura é um dos atrativos do mosteiro da cidade.

O Grande Buda de Ibiraçu foi inaugurado em 2020 e levou dois anos para ser construído. A imagem possui 350 toneladas divididas entre concreto, aço e ferro. Além disso, trata-se de uma das maiores imagens de Buda no Ocidente.

Mosteiro Zen Morro Morro da Vargem foi o primeiro mosteiro zen budista a ser criado na América Latina, em 1974. Ryohan Shingu, Renpo Niwa Zenji e Ikko Narazaki fundaram o endereço.

A construção é um símbolo de resistência, já que as dificuldades nos primeiros anos eram grandes. A falta de estrutura se mostrou o principal problema para os moradores do mosteiro

Os templos funcionavam em casebres de madeira com telhados de lascas de árvores, cobertos com palha de palmeira. Também não havia energia elétrica e o acesso se dava de forma precária.

A visita ao Grande Buda de Ibiraçu é permitida durante toda a semana, de forma gratuita e sem restrição de horários. O endereço do Mosteiro Zen Morro da Vargem é Rodovia BR-101 Norte, km 217, s/nº.