A aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com mais de 30 anos já foi autorizada no Espírito Santo.

 

"Iniciaremos na segunda-feira [20] a quarta dose para 30+ e para todos os trabalhadores da educação, segurança, transporte, sistema prisional, pessoas com comorbidade e privadas de liberdade que tenham 18+. Doses distribuídas hoje a tarde para as regionais de saúde", divulgou o governador Renato Casagrande (PSB) em uma rede social, neste sábado (18).

 

Desde dezembro de 2021, a partir de uma recomendação do Ministério da Saúde, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 vem sendo aplicada em imunossuprimidos com mais de 18 anos.

 

A vacinação para quem não é imunossuprimido começou em março, a partir das pessoas com mais de 60 anos.

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 é considerada a segunda dose de reforço no esquema de imunização para as pessoas que receberam a vacina em dose dupla, já que nesses casos, a primeira e a segunda dose do imunizante são contabilizadas como partes de um único esquema vacinal (a imunização primária depende da aplicação das duas primeiras doses ou da vacina em dose única).

Veja quem pode tomar a quarta dose no ES:

 

  • Imunocomprometidos com 18 anos ou mais
  • Pessoas com 30 anos ou mais
  • Trabalhadores da educação, segurança, transporte e sistema prisional com 18 anos ou mais
  • Pessoas com comorbidade com 18 anos ou mais
  • Pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais

 

 

De acordo com a Sesa, 315 mil pessoas já estão aptas a serem imunizadas com a quarta dose, respeitando o intervalo de quatro meses após a última dose.

 

"Os municípios já possuem doses disponíveis para iniciar a vacinação desse grupo etário e o estado está solicitando, ainda neste fim de semana, mais 200 mil doses ao Ministério da Saúde", informou a secretaria.